HTTPS e SSL ainda são termos misteriosos para muita gente. Mas, é cada vez mais evidente que o google os utiliza como fator de rankeamento de sites. Alguns webmasters alegam que no momento da mudança para https o site poderá perder posicionamentos, mas que logo em seguida a situação na SERP deve melhorar. Poucos ainda tem dados consistentes sobre os resultados do procedimento no que diz respeito a SEO.

Alguns sinais sutis podem ser observados como indicação de que ssl é realmente importante para o melhor posicionamento na serp. Observe a imagem abaixo. Note que os http não são exibidos, porém, o https é.

influencia do https e ssl na serp

Algumas pessoas têm nos procurado para obter informações sobre como migrar um site para HTTPS, como redirecionar artigos e imagens para https, instalar um certificado SSL grátis e dicas gerais sobre esse assunto. Abaixo disponibilizamos um tutorial com o procedimento básico a ser realizado no cloudflare e nos plugins a ser instalados em seu site wordpress.

PASSO A PASSO para instalar um certificado SSL grátis em seu site e transfoRmar para HTTPS

Configurando o site no CLOUDFLARE

  1. O primeiro procedimento é possuir uma conta no cloudflare, registrar seu site e em seguida modificar os dns de seu domínio no registro BR.

  2. Clique em crypto e escolha flexible certificate. Se você acabou de registrar o site no cloudflare pode haver certa demora na ativação do ssl flexible. Normalmente demora o tempo da propagaçao do endereço que você lançou nos campos < DNS > do registro br.

  3. clique em “Page rules”. Depois clique em “create Page rule”. Insira seu domínio no primeiro campo, não esqueça do www e do asterístico depois da barra. Clique em “add a setting” e escolha “sempre em HTTPS” e clique em save and deploy. instalando o certificado ssl

O procedimento no cloudflare está pronto. Agora você precisará instalar dois plugins em seu wordpress.

Instalando os plugins para usar o certificado SSL

  1. CloudFlare Flexible SSL Plugin – O Flexible SSL é utilizado pela equipe do 5BR e sua função é evitar redirecionamentos repetidos, infinitos, os famosos loops de redirecionamento. Você pode instalar utilizando o painel do seu site. Mas, se preferir, o link é esse https://downloads.wordpress.org/plugin/cloudflare-flexible-ssl.1.2.2.zip

  2. WordPress HTTPS (SSL) – Esse plugin tem como principal função alterar os scripts internos, folhas de estilo e imagens para HTTPS. Você pode instalar pelo painel do wordpress. O link para download é: https://wordpress.org/plugins/wordpress-https/. Depois de instalar e ativar, abra as configurações do plugin, em Proxy marque AUTO ou em YES. Obs: alguns sites com cloudflare funcionam normalmente em HTTPS mesmo deixando em “NO”.

Pronto. Agora faça o teste com o seu site, lembre-se de limpar todos os cachês de navegadores e de plugins utilizado em seu site. A URL deve aparecer no browser da maneira abaixo mostrada.

como instalar um https no siteAgora VERIFIQUE se o SSL está bem instalado

https://5br.com.br

Participe da discussão

2 comentários

  1. Olá, meu site está hospedado na hostgator americana na hospedagem compartilhada mais básica que é a hatchling, a pergunta que faço é se nesta hospedagem dá para ter esse certificado grátis da cloudflare, já ouvi dizer que não dava em hospedagem compartilhada, me poderiam informar? 

    1. Marco. Em tese sim. A não ser que a hostgator coloque algum bloqueio… mas como tudo ocorre no cloudflare é possível sim. Eu tentaria fazer. Se puder poste o resultado aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *