Como Criar um site. Cap 1 – passo a passo para adquirir o domínio

Capítulo 1 – Adquirindo domínio e Escolhendo o sistema

Passo a passo para adquirir o domínio e criar um site

Como Registrar o domínio

Nossa empresa fictícia – Fabricante de linha de processadores que se propõe a aumentar em 5 veses a velocidade máxima alcançada pelos melhores computadores – precisa de um site para apresentar ao público seu produto. A empresa é registrada no cadastro nacional (CNPJ) com o nome Otsugua Nosbor e Irmãos Materiais eletrônicos LTDA.

A primeira coisa a fazer é a aquisição do domínio, que é o nome que a empresa usará para ser identificada nos browsers.

No Brasil a venda de domínios é gerenciada pelo REGISTRO.BR. O link é http://registro.br

Ao entrar no site do REGISTRO.BR será apresentada a caixa “Pesquise e registre o domínio desejado”. O usuário deve então buscar ali o nome que mais se encaixe no serviço oferecido pela empresa e/ou ao nome da empresa.

O trabalho de SEO se inicia aí. O domínio utilizado é considerado por muitos como fundamental para o rankeamento de um site, além de ser também o elemento usado pelas pessoas quando se referirem ao espaço na internet usado pela empresa. 

Muitos analistas de SEO divergem quanto a importância do domínio para o rankeamento de um site. Mas, a maioria acredita que deve-se incluir no nome do site (domínio) a keyword que se deseja rankear. Por isso, ainda na gestação de um site institucional deve-se já ter em mente o produto a ser oferecido para o público bem como a palavra usada para encontrá-lo nos BROWSERS.

Como é muito freqüente que a empresa passe a adotar o nome do domínio alguns empreendedores que acreditam que o nome do produto vai "colar" se arriscam a ignorar a keyword. No caso em questão, fictício, os empresários acreditavam que o domínio mais indicado seria 5x.com.br. Contudo, como este já estava registrado, optaram por adquirir o 5BR.COM.BR

Ao se adquirir um domínio é importante observar se contém palavras chave relevantes para a atividade e capacidade de memorização pelos clientes.

O nome otsuguanosbormateriaiseletronicos.com.br certamente poderia ser adotado. Mas, além de quase impossível de ser memorizado pelos clientes, não contém nada que remeta ao produto fabricado pela empresa.

Os empresários acreditam que o equipamento se tornará extremamente popular e como o nome 5br.com é de fácil memorização toda a linha de produtos poderá conter na embalagem o endereço do site.

Se nossos empresários pretendessem comercializar bielas recondicionadas seria interessante que um dos termos ou os dois constassem no domínio, que poderia ser bielas-recondicionadas.com.br ou bielas.com.br. 

Há alguns domínios que correspondem exatamente ao termo digitado por usuários nos browsers. A facilidade para os usuários memorizar dominios desse tipo, chamados de domínios de CORRESPONDÊNCIA EXATA é incontestável. Quanto a melhor velocidade de rankeamento, como mencionado acima, ha divergências de opnião sobre a eficácia. Eu pessoalmente acredito que um domínio de correspondência exata leva menos tempo para se destacar nas buscas relacionadas às keywords encontradas na url.

Após a busca realizada no Registro.br, se o domínio escolhido estiver disponível, o usuário deverá clicar em registrar, preenchendo o formulário e pagando o registro, com cartão de crédito ou boleto. Normalmente com o pagamento por cartão o domínio estará pronto para ser configurado em poucos minutos.

Como escolher e configurar a hospedagem

Um site deve ser hospedado em um computador que permaneça “full time” conectado à internet, para que possa ser acessado a qualquer hora de qualquer lugar do planeta.

Em tese é possível manter um site em um computador pessoal, até em um laptop. Contudo, as velocidades das conexões residenciais são bem menores do que as conexões empresarias, usadas pelos chamados DATA CENTERS, que se encarregam de manter computadores ligados a redes de altíssima velocidade com capacidade de fornecer acesso aos sites por centenas e até centenas de milhares de pessoas ao mesmo tempo, o que seria impossível de se fazer em um computador pessoal. 

O serviço de hospedagem de um site se chama HOSTING e o preço pode variar de 1 ou 2 dólares até centenas de dólares mensais. O preço quase sempre é equivalente à qualidade do serviço, da quantidade de acessos simultâneos que o site pode receber, do número de bancos de dados, do número de contas de email etc.

Muitos serviços de hosting disponibilizam em seus próprios sites a busca pelo domínio e o registro do mesmo. Isso pode facilitar um pouco, mas o ideal é que o administrador do site tenha pelo menos o conhecimento básico sobre registro de domínios e configuração do DNS.

Como configurar o DNS de um site / domínio

Com o serviço de hosting já contratado e os endereços DNS em mãos será necessário configurar o domínio para que o site possa ser efetivamente montado.

configurar dns no registro.br publicar siteAtenção, a configuração dos DNS no sistema do REGISTRO.BR só pode ser realizada se a conta de hospedagem já houver sido criada no serviço de hosting.

Na tela DOMINIOS do REGISTRO.BR, após se logar, o usuário clicará sobre o novo domínio e após isso buscará o link ALTERAR SERVIDORES DNS. Em seguida deverá inserir os nomes de servidores fornecidos pela hospedagem.

Repetindo: A alteração dos DNS no REGISTRO.BR só será aceita se a conta de hospedagem já houver sido criada no serviço de hosting. Esse é um detalhe simples que gera bastante questionamentos.

Atenção, a qualidade do servidor contratado para a hospedagem também influi no rankeamento do google. Antes de contratar a hospedagem é interessante buscar informações sobre o serviço em sites e fóruns especializados.

 

Revisão SEO

Até agora, ainda antes do site estar ONLINE já tocamos em dois quesitos importante para o rankeamento de um site.

– Nome do domínio, e  

– Qualidade do servidor contratado.

5br.com.br – SEO, otimização de webpaginas, conteudo amigável e rankeamento rápido.

Join the Conversation

2 Comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *