Criar um website otimizado para bons resultados. Primeiros passos. Introdução

Livro TOP3 – SEO  

White e Black Hat sem vergonha

Search Engine Optimization, dicas indispensáveis e Passo a Passo para criar um site com bom posicionamento no GOOGLE, Yahoo e Bing.

Introdução

Nesses primeiros anos do sec. XXI, criar um website e “aparecer” no GOOGLE é um dos objetivos mais almejados por empresários de vários setores do mercado e qualquer pessoa que publique pelo menos uma “linha” em sites, blogs e espaços em redes sociais.

No passado existiam catálogos impressos – as conhecidas páginas amarelas – que listavam informações sobre diversas empresas que ofereciam seus serviços no mercado. As editoras que imprimiam os catálogos cobravam das empresas para que estas fossem incluídas em suas listagens. Empresas que desejassem se destacar podiam pagar um valor maior e seus nomes seriam colocados em negrito ou em um grande quadro de destaque, dependendo da disposição em pagar mais ou menos.

Hoje em dia as PÁGINAS AMARELAS estão aposentadas. Em algumas empresas ainda pode se encontrar alguns desses grandes livros jogados em um canto. Hoje as buscas são realizadas quase que exclusivamente por computadores e smartphones.

Nos catálogos telefônicos acima citados as empresas eram listadas normalmente por ordem alfabética. Nos mecanismos de busca da internet, chamados de BROWSERS, a listagem não privilegia quem tem a letra "A" como inicial, ela é feita com base no que chamamos de fatores de rankeamento.

No passado os fatores de rankeamento do google eram bem mais simples e sites sem caracteristicas hoje importantes alcançavam posições de destaque. Um caso emblemático é o do famoso PUDIM.COM.BR, que durante anos ocupou primeiras posições no google com dezenas de milhares de acessos mensais sem possuir qualquer conteúdo que justificasse isso.

Técnicas do passado

Alguns "especialistas" dizem que até hoje é um mistério o fato do PUDIM ter alcançado posições relevantes na SERP (Search Engine results page). Mas, uma pesquisa rápida de "arqueologia da internet" nos dá indicações de uso de tecnicas hoje consderadas como Black Hat.

Na época da criação a única coisa que se via no site era a fotografia, de péssima qualidade, de um pudim caseiro. Algum tempo depois o administrador trocou a imagem por centenas de palavras pudim e manteve o site assim por alguns medes, técnica que chamamos hoje de keyword stuffing, e que atualmente pode render punições no google. Depois de subir no ranking a url passou a ser maciçamente citada por outros sites como "aberração" dos browsers e isso o manteve no topo dos resultados.

pudim.com.br site

site-pudim

Como no passado, as empresas hoje podem pagar para que seus nomes apareçam em destaque. Os endereços (URL) dos sites das empresas são colocados acima e no lado direito das listagens relacionadas às palavra-chave (keywords) buscadas nos browsers. A quantias pagas variam de alguns centavos a centenas de reais. O anunciante geralmente paga por clique em seu anúncio.

top3 seo sites e domínios

Alguns usuários dos browsers automaticamente ignoram os anúncios e se dirigem imediatamente para os sites listados nos resultados não pagos.

Os resultados das buscas, chamados de SERPS (Search Engine Results Page) podem listar milhões de sites. Quanto mais bem colocado na listagem maior o número de visitantes recebidos pelo site e daí advém uma gama imensa de vantagens comerciais para aqueles que ficam na parte de cima da listagem, os chamados TOP 3.

O google utiliza um grane número de características variáveis ou não para definir o posicionamento de um site, são os chamados FATORES DE RANKEAMENTO, que podem ser aperfeiçoados todos os dias pelos computadores da gigante da internet.

A busca por enquadrar o site dentro do perfil considerado como o mais perfeito possível pelo algorítimo do google e assim ter o site apresentado na parte de cima é muito grande e complexa.

Aqueles que além de dominar as técnicas tem a agilidade necessária para se aperfeiçoar na mesma velocidade que os browsers, mantendo assim os sites nas primeiras posições, são profissionais ainda raros no mercado e podem receber salários altíssimos.

Surge então o SEO

Daí surgiu o ofício hoje chamado de SEO, que significa Search Engine Optimization.

Esse livro apresenta o passo a passo para montagem de um site em wordpress do “zero” até a criação de conteúdo adequado aos vários fatores de rankeamento conhecidos, além de dar dicas de acompanhamento nas redes sociais de profissionais ligados ao google e principais empresas de SEO no planeta.

Trataremos desde construção de um conteúdo amigavel para SEO até as últimas novidades, como as páginas AMP e inserção do GOOGLE meu Negócio na SERP.

Após cada capítulo será apresentada uma revisão de SEO, que apontará no assunto apresentado o que há de mais importante para a otimização para mecanismos de busca.

Boa leitura

Robson

Primeiros passos – Capítulo 1 –  Criar um WEBSITE otimizado para os primeiros lugares nas buscas (passo a passo).

Join the Conversation

1 Comment

  1. Sinceramente eu desconfiava que esse PIDIM tinah usado técnicas desse tipo. Na época valia tudo e quem fez se deu bem. Agora a disputa é bem mais acirrada.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *